48 3651-2500 sac@aguadaserra.com.br
News

Jogo online é esporte?

As mudanças tecnológicas estimularam o surgimento de modalidades de esportes diferentes das que sempre vivemos. Se antes a galera praticava somente futebol, skate e natação, por exemplo, hoje temos mais uma categoria, que não para de crescer: os jogos online, que deram origem a campeonatos valendo premiações e títulos.

Pode parecer estranho, mas as características que fazem um jogador ser craque nos games eletrônicos são as mesmas de uma modalidade tradicional: esforço, disciplina, treino, coragem e superação. E pela falta de exercícios físicos durante e após os torneios, muitas pessoas podem ter receio de classificar esse tipo de evento como "esporte".

É aí que sempre surge aquela dúvida: será que os jogos online podem ser categorizados dessa maneira? Pensando em responder essa pergunta, preparamos este artigo para você sair daqui com uma opinião formada sobre o assunto. Confira a seguir!

Vamos aos fatos

Os gamers profissionais sofrem diversos tipos de pressões e são submetidos a treinos intensivos, alimentação balanceada e exercícios para manter a mente e corpo equilibrados, igual ao esporte normal. Além disso, devido aos movimentos repetitivos por muitas horas, dores e lesões podem aparecer em regiões do pescoço, pulsos e dedos, por exemplo.

Isso sem mencionar a cobrança psicológica para lidar com os torcedores, outros jogadores, treinadores, patrocinadores e uma mistura de emoções à flor da pele. Ao mesmo tempo em que acontece todo esse turbilhão de coisas, é preciso ter muito foco e pensamento estratégico para vencer. Para dar aquele up e mais disposição, que tal um XP Energy Drink bem geladinho?

Precisamos diferenciar

Mesmo com todo esse esforço, os jogos eletrônicos se diferem do futebol ou basquete, pois não precisam de um ambiente territorial para acontecer, considerando que são virtuais e em tempo real pelas plataformas de streaming. Tudo isso é coordenado por empresas relacionadas ao mercado, que promovem esses torneios, especialmente para o público mais jovem.

Por toda sua popularidade, vêm crescendo cada vez mais e recebem investimentos arrojados, ao contrário dos jogos televisivos, que estão indo por um caminho inverso. Isso significa um fortalecimento na economia digital e pode ser uma grande resposta para a pergunta deste artigo.

Chegamos à conclusão

Os jogos online possuem algumas semelhanças com o esporte tradicional e pode ser considerado um como outro qualquer. Afinal, há prêmios e grandes torneios, equipes com sede e centro de treinamos próprios, além de terem regras bem especificadas, o que torna ainda mais profissional.

Os atletas desse tipo de modalidade têm contratos legais com suas equipes e patrocinadores, treinam em ritmo acelerado, precisam estudar o próprio jogo e dos adversários e possuem obrigações para participarem dos eventos.

Podemos concluir que, por mais que os jogos eletrônicos não demandem esforço físico, há outras exigências para que sejam realizados. Ou seja, há muito mais semelhanças entre ambas as categorias do que diferenças propriamente ditas.

Deu para entender se jogo online é esporte? Apesar de parecer estarem em um enorme nível de distinção dos campeonatos tradicionais, eles não podem ser desclassificados como esporte, pois englobam quase todos os direitos e deveres das modalidades que estamos acostumados.

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais para os seus amigos ficarem por dentro do assunto também.

Tags: xp, água da serra, esporte, jogos online Compartilhar:

Comentários (0)

Publicar um comentário