48 3651-2500 sac@aguadaserra.com.br
Papo Sério

Relatório de Sustentabilidade 2020

PALAVRA DO PRESIDENTE

O ano de 2020 foi um grande desafio para todas as empresas e pessoas. Mesmo antes da pandemia, os cenários econômicos mundial e principalmente brasileiro já não inspiravam otimismo. A insegurança jurídica e a instabilidade política atraíam poucos investimentos para o Brasil, pois a previsibilidade é um dos fatores determinantes para a atração de capital. A indefinição de algumas reformas urgentes, como a tributária, também contribuía para a desconfiança do investidor. Se estes problemas por si só já eram graves, com a chegada da Covid-19 eles se acentuaram substancialmente. Somada ao cenário que já não era bom, a nova pandemia espalhou o medo pelo mundo. Com o tempo, as pessoas entenderam que se tratava de uma doença muito séria e que haveria uma mudança drástica no dia a dia de todos. Foi necessário se habituar a um novo estilo de vida, que provocou transformações radicais nos padrões de consumo. As empresas, por sua vez, tiveram que se adaptar rapidamente a esse novo modelo, realizando ações significativas para poderem manter seus negócios e atender às necessidades do momento. Respeitando as medidas de isolamento estabelecidas, por exemplo, novos canais de distribuição foram adotados e o mix de produtos vendidos migrou para embalagens maiores de consumo domiciliar. A Água da Serra teve que se adequar à esta realidade sem fugir dos seus princípios básicos, como ética e transparência. Nossa robustez está amparada pelo seguinte conjunto de valores: qualidade na produção de bebidas; compromisso em satisfazer nossos clientes, colaboradores e acionistas; e responsabilidade social para desenvolvimento sustentável, cumprindo as normas de segurança do trabalho e apoio à comunidade; dentre outros. Esses valores são levados aos nossos clientes por meio dos serviços e produtos e, principalmente, estão presentes em nossa forma de nos relacionar com todos que se envolvem com a Água da Serra. Dessa maneira, nos tornamos responsáveis por conectar pessoas, empresas, ideias e tecnologia de ponta em todo ecossistema, contribuindo para a sustentabilidade através da produção e distribuição de produtos que oferecem qualidade e a melhor relação de leveza e sabor. Tudo para atender nosso propósito de satisfazer nossos consumidores e a comunidade em que estamos inseridos. Desenvolvendo nossos produtos e modelos de gestão de modo a aliar inovação à sustentabilidade, harmonizamos o crescimento da empresa com o desenvolvimento socioambiental, incorporando o Triple Bottom Line (Econômico – Social – Ambiental) a partir de metas que buscam contribuir para o alcance dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030). Assim estabelecemos uma agenda interna que assegura, desde a concepção dos produtos ao relacionamento com a cadeia de valor, a construção de processos e projetos contínuos, regulares, transparentes e sustentáveis em toda nossa área de atuação. Para nós, talvez a palavra-chave de 2020 tenha sido estratégia. Pois nossa preocupação não é somente manter o negócio, mas cumprir nossa missão de preservar a essência da nossa marca, inspirar alegria, oferecer produtos de qualidade e contribuir para a evolução da sociedade. A Água da Serra é uma grande família e todos os colaboradores são fundamentais para o sucesso da empresa, e num ano tão desafiador como 2020, eles fizeram a diferença! Conseguimos cumprir nossos objetivos de continuar investindo em máquinas, equipamentos, melhoria de processos, treinamento, geração de renda, de incentivo ao esporte, à cultura e ao meio ambiente. Nosso compromisso continua sendo com a comunidade onde estamos inseridos. Neste balanço social, buscamos apresentar o nosso trabalho, as nossas soluções e os impactos que geramos internamente, assim como o nosso ecossistema no ano de 2020.

2020, RESILIÊNCIA É A PALAVRA-CHAVE

Mantendo o compromisso com a sociedade, a Água da Serra apresenta seu relatório anual de sustentabilidade. O ano de 2020 foi atípico, com a pandemia de covid-19 mudando o mundo em todos os aspectos. Fomos resilientes e conseguimos manter bons resultados, tomando todas as medidas de enfrentamento à doença e para manutenção de postos de trabalho, auxiliando de forma positiva a economia regional e nacional.

A INDÚSTRIA BRASILEIRA SENTIU, MAS ESTÁ SE RECUPERANDO

Por conta do novo coronavírus, 91% das empresas do setor industrial sofreram impactos negativos. Cerca de 76% das indústrias tiveram de reduzir ou paralisar sua produção. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entretanto, com o passar dos meses de 2020, o setor foi mostrando, aos poucos, recuperação. Em dezembro, por exemplo, o faturamento da indústria de transformação subiu 1,6%, na comparação com o mês anterior. As vendas cresceram 0,8% na comparação com 2019, mesmo com o aumento dos insumos e dos custos tributários. O crescimento também foi registrado nas contratações. A maior parte dos empregos formais criados em 2020 veio da indústria. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 207.540 novas vagas.

A Água da Serra é a principal indústria de bebidas não alcoólicas de Santa Catarina. Além de fornecer produtos que estão na mesa da população, é também responsável por uma parcela importante do PIB do município de Braço do Norte, onde está instalada. Por essa razão, a preocupação em manter sua produção, distribuição e, principalmente, os empregos foi, é e sempre será grande.

Quando a pandemia se instalou no Brasil, rapidamente o plano de contingência foi colocado em prática. A indústria adotou todas as medidas indicadas pelos decretos municipal, estadual e federal, as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de seu setor de saúde e segurança do trabalho. A seguir relacionamos as principais medidas.

A partir do dia 23 de março de 2020, metade dos funcionários da empresa, incluindo as gestantes, os jovens aprendizes e os colaboradores com mais de 60 anos entraram em período de férias por quinze dias, prorrogado por mais quinze. A orientação para todos era prevenção. Boa parte dos colaboradores da área administrativa passaram a atuar em home office. No setor de expedição, foi adotada escala de revezamento. As faltas de colaboradores com crianças, por conta da paralisação das creches e escolas, foram consideradas como justificadas.

Máscaras descartáveis e protetores faciais foram disponibilizados, assim como álcool etílico hidratado 70% líquido e em gel em todos os setores da empresa.

As reuniões passaram a ser realizadas virtualmente. O ingresso dos colaboradores na empresa passou a ser feito após a aferição da temperatura.

Em qualquer sinal de problema de saúde, os colaboradores eram encaminhados ao setor de triagem do município. No caso de sintoma relacionado ao covid-19, ou contato direto com pessoa que tenha apresentado sintomas, ficou determinado o afastamento imediato do colaborador até que ele se recuperasse.

Áreas internas da empresa também foram demarcadas para evitar aproximação entre pessoas. Assim como pisos, paredes, máquinas e equipamentos são limpos e sanitizados sistematicamente, segundo procedimento operacional padrão interno, definido no Manual de Boas Práticas. Também foi instituída a rotina de higienização das superfícies de contato comuns, como portas, maçanetas, corrimão, a cada três horas. Tudo com o objetivo de eliminar e reduzir o risco de proliferação de possíveis patógenos ambientais.

A Água da Serra disponibiliza à população, por meio de sua bica d'água, milhares de litros de água por mês, por isso, o local também passou por adaptações. Além do chão ter sido demarcado com distanciamento para evitar aglomerações, álcool em gel também foi disponibilizado.

A comunicação interna foi reforçada, com intuito de mitigar ao máximo os impactos da pandemia. E-mails, mensagens via whatsapp, cartazes e outras técnicas foram utilizadas.

Também faz parte da nossa missão

Ajudar a comunidade onde estamos inseridos faz parte da nossa missão. Somos parceiros do Hospital Santa Terezinha, localizado em Braço do Norte, para o qual doamos o equivalente a R$ 20.000,00 e 1.680 litros de álcool 70% líquido.

Também doamos 1000 litros do produto para a Fundação Médico Social Rural de Rio Fortuna. Além disso, em parceria com uma farmácia de manipulação de Criciúma, doamos álcool em gel para profissionais da saúde que estavam na linha de frente da pandemia. A farmácia produzia o líquido e envasava em nossas garrafinhas plásticas de 250 ml.

RECURSOS HUMANOS

A Água da Serra, cumprindo com a sua responsabilidade social e valorizando seus bens maiores, as pessoas, tomou a decisão de manter todos os postos de trabalho, mesmo neste período de pandemia. A empresa também manteve todos os benefícios individuais e familiares de sua equipe, com intuito de transmitir mais tranquilidade a todos. Os resultados comprovam que trabalhadores bem assistidos são mais produtivos.

Uma das ações de 2020, com intuito de auxiliar no alívio do estresse e da ansiedade, de colaboradores e de clientes, foi a realização de lives com técnicas de Ioga. As transmissões, ao vivo, pelo instagram da marca de chás Laví, alcançaram milhares de pessoas.

Todas essas inciativas, de manter os empregos e os benefícios, de promover o cuidado com o corpo e a mente, refletem a sensibilidade da Água da Serra para priorizar o que é mais importante: o bem-estar de nossos colaboradores e suas famílias, de nossos parceiros e clientes.

São as pessoas que permitem a construção e a evolução da nossa história, é por elas e com elas que trabalhamos todos os dias para oferecer o nosso melhor. Portanto, estarmos unidos e cuidarmos uns dos outros, principalmente nos períodos mais desafiadores, será sempre essencial para nós.

NOSSOS LAÇOS NÃO SE ROMPEM

Investimos em ações comunitárias porque acreditamos em seus resultados. Nossos acordos de destinação de resíduos sólidos recicláveis totalizaram 82 toneladas destinadas a empresas licenciadas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).

Nos orgulhamos do fornecimento gratuito de 1.144.000 litros de água pura para a população de Braço do Norte e região. A água extraída de um poço artesiano é filtrada e é a mesma utilizada em nossos produtos.

Além disso, por meio da Estação de Tratamento de Efluentes, que instalamos em 2019, tratamos 29.265.000 litros de água possíveis de reutilização em limpeza da fábrica, calçadas e irrigação do jardim.

Fortalecemos nossa contribuição para a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Município de Braço do Norte (ASACAD), que funciona há mais de 30 anos e atualmente atende 320 crianças, adolescentes de 06 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, com ações culturais, esportivas, inclusão digital, duas refeições diárias, atendimento odontológico, psicológico e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Acreditamos no poder de transformação, desenvolvimento e realização do esporte, por isso apoiamos diferentes modalidade esportivas. Somos patrocinadores do piloto de automobilismo Gustavo Frigotto, ajudando-o a levar a sua paixão pelas pistas cada vez mais longe. Também patrocinamos atletas do ciclismo, a equipe feminina de voleibol de Braço do Norte e o paratletismo, projetos especiais que movimentam o esporte na região. Ainda oferecemos nosso auxílio mensal para os Bombeiros Voluntários de Braço do Norte, os quais realizam um importante trabalho na cidade.   

Nos momentos mais delicados que vivemos, é a esperança que nos ilumina. Em 2020, investimos em decoração natalina para reacender esse sentimento nas pessoas e levar mais alegria aos braço-nortenses nesse período difícil.

Houve tempo, ainda, para estruturarmos novos projetos. A marca continua patrocinadora do piloto Gustavo Frigotto. A novidade é que em 2021 ele passa a correr na categoria principal da Stock Car e está em uma nova equipe, a RSF Racing. Com a mudança, a marca, que está estampada no carro e nos uniformes, passa a ter mais visibilidade, já que a competição é transmitida em TV aberta e pelas plataformas digitais.

VALORES ECONÔMICO-FINANCEIROS

Ano a ano estamos ampliando o nosso mix de produtos. Em 2020 desenvolvemos nossa Água Tônica. Após estudos, percebemos um mercado ainda em expansão graças ao interesse de jovens pelos drinks que usam a Tônica misturada a outros ingredientes. Também optamos, depois de pesquisas, por envasar a Tônica, a Soda Limonada e a Laranjinha Zero em embalagens de vidro recicláveis de 200 ml. A Tônica também terá outros formatos, assim como nossas demais bebidas já têm.

Os Chás Laví e o XP Energy Drink estão chegando a cada vez mais cidades e pessoas. Tudo isso graças à nossa equipe de vendas e ao nosso e-commerce, loja.aguadaserra.com.br, que se dedicam a levar a qualidade dos produtos a todos. Um esforço que tem dado resultado: eles estão conquistando a aprovação dos consumidores pelo seu sabor e autenticidade.

Para 2021 a meta é crescermos ainda mais, e nós acreditamos que isso é possível quando unimos foco, dedicação e inteligência. Nosso planejamento estratégico, feito anualmente, prevê diversas ações que nos colocarão na direção dos nossos maiores objetivos. Tudo é devidamente registrado para acompanhamento, pois cada detalhe importa para a realização final.

Em 2020 nós produzimos 29.982.999 litros. Esse resultado extraordinário só foi possível em virtude dos investimentos realizados de 2014 a 2020. Durante esse período, colocamos em prática importantes projetos de expansão: ampliamos a frota de veículos, assim como o parque fabril com equipamentos de última geração, softwares e hardwares modernos. Esses projetos representaram 20% de todo o investimento que realizamos no último ano.

Tags: Água da Serra, Relatório de Sustentabilidade Compartilhar:

Comentários (0)

Publicar um comentário

alerta de cookies

Nós utilizamos cookies – incluindo cookies de terceiros - para coletar informações sobre como os visitantes utilizam o nosso site. Eles nos ajudam a oferecer a melhor experiência possível aos nossos usuários, a melhorar constantemente o nosso site e a fornecer melhor navegação com os seus interesses. Se continuar a navegação, você concorda com a utilização destes cookies.